segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jaguaribe o rio como um todo

Sua cidade é cortada por rios?

——————————————————————————–

Qual rio corta sua cidade seja zona urbana ou rural?

Respostas:

Em João Pessoa;

Rio Jaguaribe
Rio Gramame
Rio Sanhauá
Rio Timbó
Rio Cabelo

Sobre o rio Jaguaribe
(…) Batizado pelos índios de Jaguaribe, o “Rio das onças”, este pertence à mais importante bacia hidrográfica do Ceará. Nascendo na serra da Joaninha, em Tauá (sertão dos Inhamus), filho de dois pequenos riachos, Trici e Carrapateira, o Rio Jaguaribe percorre um trajeto aproximado de 610 quilômetros desde sua nascente até a foz, onde deságua no mar.

Até lá, sua bacia vem drenando 72 mil quilômetros quadrados, compreendendo 59 municípios e metade do território do Estado. Quanto maior a degradação, menores vão ficando estes números. ”

Como se vê nestes dados, o IV avatar não tem nenhum motivo para falar noutra coisa senão nos rios enquanto províncias, isto que aqui denominamos Estados.

E por acaso o Juagaribe não é uma província? Como não?
59 munícípios estendendios por uma extensão de 610 km é pouco?

Tanta cegueira desta divisão territorial atual.

Tudo bem, vou a Parabaíba está na lista, não por conta de outra coisa senão pelo fato de que a cidade-estado de João Pessoa é banhada pelo Rio Jaguaribe.

Portanto o nome da cidade é João Pessoa do Jaguaribe.

Esqueci coisas que eram para ser ditas agora,,,é minha ansiedade,,,a monografia que tenho que entregar estes dias,,,nesta noite sonhei com muitos peixes, um morreu de velho, quase dois metros,,,no Rio Jaguaribe em peixes? Como está a situação do Jaguaribe em em termos de vida aquática. Ou virou esgoto a céu aberto?

Aqui uma bela foto do Jaguaribe
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f1/Rio_Jaguaribe.jpg/300px-Rio_Jaguaribe.jpg

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário